quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Cerca elétrica: qual o segredo do sucesso?

A principal tarefa do nosso produtor secreto para o mês de dezembro é piquetear o pasto utilizando cerca elétrica. Será que ele sabe o que fazer? Ainda bem que terá um técnico especializado em formação de pastagens e utilização de piquetes para orientá-lo. 

Publico a seguir um texto escrito pelo empresário Ernesto Coser Netto, outro especialista do assunto. Faz parte de uma conversa que tivemos a respeito da importância da cerca elétrica nos projetos de produção de leite a pasto, dutante a Agro Leite, em Castro.

Veja o que ele diz:

“Tenho levantado uma discussão sobre eficiência de pastejo no Brasil. Apesar de ter muita gente que sabe orientar a produzir excelentes pastos, mesmo nas fazendas mais tecnificadas a eficiência de pastejo é baixa. Sabem a hora de entrar e sair com o gado, mas não tem conseguido.

Ou melhoramos a eficiência de pastejo do Brasil ou realmente a previsão de saída do mercado de muitos produtores se concretizará. E isto não é bom para ninguém.

A informação faltante para melhorar a eficiência de pastejo é como conseguir piquetear e rotacionar. A turma sabe que este é o caminho, mas poucos conseguem. O custo de construção de cercas tradicionais esta proibitivo e a cerca elétrica não tem tido sucesso.

A cerca elétrica é uma tecnologia como qualquer outra, onde se não é obedecido conceitos básicos não funciona, mas se é dominada vira solução. E quem sabe estes conceitos?

A cerca elétrica não é mais importante que nenhuma outra tecnologia empregada na produção a pasto, mas é essencial e a falta desta informação tem prejudicado a eficiência de pastejo. Acertar a lotação em piquetes grandes não é fácil e assim o gado acaba escolhendo onde comer e temos pasto rapado ou pasto passado.

O produto de quem planta soja é o grão e o produto de quem planta pasto é a folha. Não se desperdiça grãos como desperdiçamos folhas. Se na fazenda temos pasto rapado ou passado, quem está mandando na fazenda é o gado e não seus gestores.

Só consegue ter sucesso com a cerca elétrica, quem sabe responder estas questões.



Pois é, são perguntas que o produtor terá de responder para ter sucesso na sua cerca. Fiquem atentos!!!

Um comentário:

Azulou!

Infelizmente, o projeto acabou. Mas em um ano conseguimos fazer com que o produtor saísse do vermelho. A Revista Mundo do Leite foi fechada,...